Entre as opções a seguir, que seqüencialmente formam um texto, assinale a que está gramaticalmente correta.
É certo que, alguns Estados e potências econômicas realizam violações de correspondência, roubo à dados, manipulações ou operações de desinformação no ciberespaço. Nada de radicalmente novo. Tudo isso era feito e ainda se faz por outros meios: por arrombamento físico, pelo correio ou pelo telefone.
Uma vez que as ferramentas da comunicação digital são mais potentes, permitem fazer o mau em maior escala. Mas é preciso notar que existe instrumentos de codificação e decodificação muito poderosos, agora acessível a pessoas físicas, e que permite uma resposta parcial a essas ameaças.
Por outro lado, repito que a televisão e a imprensa são instrumentos de manipulação e de desinformação muito mais eficazes que a Internet, já que podem impor "uma" visão da realidade e proibir a resposta e o confronto entre posições divergentes.
Isso foi visto claramente durante a Guerra do Golfo. Em contrapartida, a diversidade das fontes e a discursão aberta é interessante ao funcionamento de um ciberespaço que é incontrolável por essência.
Mais uma vez, associar uma ameaça totalitária a cibercultura advem de uma profunda incompreensão a respeito de sua natureza e do processo que governam sua extensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...