Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Assistente Social sempre pesquisou, seja para a elaboração de um diagnóstico social, seja para o atendimento de demandas de usuários. Para tanto, a coleta de dados, a entrevista, a visita domiciliar, o levantamento socioeconômico, o cadastramento dos recursos sociais são instrumentos utilizados pelos profissionais, numa perspectiva investigativa do trabalho profissional. Mas, investigação social, como parte do trabalho profissional implica em
construir um conhecimento novo, promovendo a emissão de respostas rápidas e imediatas, solucionando os problemas apresentados pelos usuários dos serviços.
transcender os limites e possibilidades postos para os Assistentes Sociais nos diversos espaços sócioocupacionais, fazendo a adequação do que é necessário e possível de se realizar.
ultrapassar as bases empíricas que direcionam a processualidade do trabalho do Assistente Social, buscando uma reflexão teórica-metodológica e éticopolítica que contribua para uma intervenção transformadora.
subsidiar os profissionais para que possam realizar uma intervenção profissional que possibilite a gestão e o controle eficaz do tecido social.
desmistificar essa ação, possibilitando a compreensão de seu cunho positivista frente a realidade social, colocando-a assim, como estratégia de perpetuação do pensamento hegemônico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...