Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros. Esses conhecimentos devem consubstanciar-se em atitudes e habilidades que se traduzirão em ações no processo de intervenção. Acerca das estratégias e relações estabelecidas entre o monitor e o grupo, julgue os itens que se seguem.
I Na dinâmica processual do grupo, o monitor deve centralizar o papel de facilitador na sua pessoa, com o objetivo de garantir o sucesso de seu desempenho como coordenador do grupo.
II Para que o monitor se relacione de forma espontânea com o grupo, é imprescindível o autoconhecimento e a autoaceitação.
III A intervenção em grupo requer do monitor um esforço de singularização e, ao mesmo tempo, de generalização no que diz respeito ao diagnóstico e à flexibilidade de ação.
IV As atitudes do monitor para com o grupo devem ser desprovidas de valores e ideologias para permitir a neutralidade exigida no desempenho de papel dessa natureza.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
II e III.
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