Língua Portuguesa - Ortografia - - 0000
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Há um abismo crescente entre os contestatários, violentos ou não, da globalização - Seattle, Gênova, Porto Alegre, - e os partidos de esquerda que afirmam partilhar algumas dessas preocupações, mas se revelam incapazes de dar-lhe conteúdo concreto uma vez no poder.
Nem os primeiros merecem inteiramente o epíteto de apocalípticos, pois não são em geral niilistas ou utópicos, nem os últimos fazem juz à designação de integrados, posto que proclamam querer reagir contra o pior da "desordem estabelecida".
Os principais líderes dos "integrados" acabam de reunirem-se em Estocolmo, embora tenham preferido chamar-se de "modernizadores", nome que, senão era o oficial, foi o adotado na imprensa européia. Já por aí se introduz a confusão e a ambigüidade.
Modernizar, palavra neutra em matéria de valores morais, pode simplesmente servir de pretexto para justificar a adesão ao paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, como dinossauros pré-históricos, os que a ele resiste.
É expressão que transmite também a idéia de que a política não tem nada a ver com o problema da justiça, da eqüidade, da desigualdade, da dignidade humana, da opressão. Governar seria apenas, como se disse a propósito do "fim da história", atividade assepticamente técnica, a monótona aplicação de soluções cientificamente na moda, isto é, "modernas", às questões fundamentais da sociedade.
(Adaptado de Rubens Ricupero){TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...