Assinale o trecho do texto abaixo que se apresenta gramaticalmente correto.
A sociedade sem exploração é, antes de tudo, uma sociedade do trabalho, uma sociedade que todos tenham garantidos o direito ao trabalho, vivam do seu trabalho. Isto significa que, de alguma forma, todos se tornem trabalhadores e ninguém viva da exploração do trabalho alheio.
Uma sociedade desse tipo elimina a exploração, fazendo com que ninguém possa viver do trabalho dos outros. Significa que ninguém dispõem do privilégio de possuir capital, negado a grande maioria.
Assim, as máquinas, instalações, matérias-primas "isto é, os meios de produção" não poderia ser propriedade privada mas, propriedade democrática do conjunto da sociedade.
Uma sociedade desse tipo choca-se frontalmente com o capitalismo, que se apóia estruturalmente na propriedade privada dos meios de produção, o que significa a separação entre capital e trabalho.
Esta separação implica que a minoria tenha acesso a capital "sob qualquer forma de dinheiro ou de empresas, industriais, agrárias, comerciais ou de outro tipo", e a grande maioria, dispondo apenas de seus braços para sobreviver, sejam obrigados a submeterse à exploração do capital.
(Adaptado de Emir Sader. A Exploração. In: 7 pecados do capital. Rio de Janeiro, Record, 1999)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...