A frase totalmente em consonância com as normas gramaticais é:
A. É notável o vêso que eles têm de se degladiarem por tudo e nada, excedendo-se na fala e nos gestos, e, se alguém intervir, sentem-se mais justificados para acirrar a rixa e exaltar os ânimos.
B. A maversação dos bens públicos requer de todos os cidadãos bem-intencionados ações rigorosas em busca da decência e da honradez daqueles que os representam no âmbito dos três poderes, sejam qual forem as esferas de atuação.
C. Nunca desejou viver a expensas de ninguém, nem mesmo ter privilégios − o que, aliás, é consenso entre os que o conhecem −, por isso não se abstem de reinvindicar o pleno gozo da autonomia que conquistou a duras penas.
D. Em comentário aspicioso, manifestou-se favorável pela execução imediata das ações programadas, oferecendo sucinta relação de pessoas que o apóiam e que garantem a inexistência de empecilhos ao seu anseio.
E. Amante inveterado da etimologia, não perdia oportunidade de suscitar questões que lhe dessem oportunidade de manifestar seu fascínio pelas palavras, e àqueles em quem reconhecia particular receptividade oferecia o melhor de seus conhecimentos.