Assinale a opção gramaticalmente correta.
Está a pleno e rápido andamento uma revolução nas relações entre bancos e clientes, alinhada com à própria velocidade da implantação de sistemas, equipamentos e processos que caracterizam a tecnologia da informação, ou seja, da informática e das telecomunicações.
Esse quadro, porém, demonstra pelo menos duas faces: a) os já incluídos têm à sua disposição um leque de possibilidades igual ou mais amplo do que em muitos países do primeiro mundo; b) no campo dos excluídos, há um enorme espaço à conquistar.
Já estão informatizadas 73% das operações bancárias e já existe 15 milhões de correntistas agindo de alguma forma conectados a rede. É verdade que os incluídos na era digital ainda são minoria na sociedade brasileira: estimam-se que de 10% a 11% da população tenha acesso à Internet.
De um lado, o sistema bancário investe continuamente em infra-estrutura, lança novos produtos e serviços e reduz custos. De outro, o cliente vai aderindo progressivamente a essas maravilhas da modernidade, comprando computadores (e aprendendo a viver com eles) e vencendo resistências culturais seja em casa, seja no trabalho.
Há ações públicas ou governamentais inteiramente eletrônicas que, em muitos casos, independe da posse de computador na casa das pessoas: licenciamento de veículos, declaração do imposto de renda, eleições, urnas e apuração, por exemplo. (Itens adaptados de www2.estado.estadao.com.br/edição/especial/bancos)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...