Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro gramatical.
Para praticar a política monetária através das reservas compulsórias, a autoridade monetária exige que algumas instituições financeiras - especificamente bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas %u2014 sejam obrigadas a manter uma parcela de seus recursos no Banco Central, constituindo as reservas bancárias compulsórias.
Essa prática universal impede que as instituições financeiras receptoras de depósitos possam emprestar recursos ao público indefinidamente, exigindo que os depósitos sejam um múltiplo de seus encaixes denominados reservas obrigatórias e reservas voluntárias.
Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos e os recursos em trânsito de terceiros, depósitos sob aviso, cobrança e arrecadação de tributos e cheques administrativos representa o mais tradicional instrumento de política monetária, no que diz respeito à modificação estrutural que provocam no nível global das reservas bancárias.
Esse instrumento decorre da exclusiva capacidade de criar moeda escritural que têm as instituições financeiras captadoras de recursos ao conceder crédito em conta-corrente a seus clientes.
Ao realizar crédito em conta-corrente, uma instituição bancária cria meios de pagamento que, ao serem utilizados pelo tomador de crédito, geram depósito em outra instituição financeira, que passa a dispor da capacidade de gerar novo crédito a outro cliente, e assim por diante.
(Trechos adaptados de http://www.bcb.gov.br – Histórico)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...