Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Sobre a concordância praticada no texto, está correto o que se expõe na alternativa:
Em "Multiplicam-se os exemplos de distorções geradas pela adoção de critérios raciais [...]." (l. 1), o verbo está no plural porque concorda com o sujeito ("os exemplos") da oração.
Em "Multiplicam-se os exemplos de distorções geradas pela adoção de critérios raciais [...]." (l. 1), o verbo está erroneamente flexionado no plural. Deveria estar na 3ª pessoa do singular ("Multiplica-se"), pois o sujeito é indeterminado.
Em "[...]25% das matrículas de alunos que passaram no vestibular da Universidade Federal de São Carlos [...]foram canceladas [...]." (l. 3-5), o autor usa o plural em "foram canceladas" porque faz a concordância com o indicador de porcentagem, porém não observa que a palavra "canceladas" deveria estar no masculino ("cancelados").
Em "[...]25% das matrículas de alunos que passaram no vestibular da Universidade Federal de São Carlos [...]foram canceladas [...]." (l. 3-5), a construção "foram canceladas" concorda com "matrículas", porém deveria concordar com o indicador de porcentagem, o que exigiria a forma "foi cancelado".
No período "O critério adotado para concorrer às vagas na instituição utilizando cotas raciais é a autodeclaração." (l. 5-6), o verbo deveria estar no plural ("são") para concordar com o sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...