Observe e compare os textos seguintes e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira.
"Misture os ingredientes da massa em uma tigela. Reserve na geladeira por quatro horas. Forre uma fôrma com uma camada de massa de 3mm a 4mm de espessura. Leve a massa para assar em forno aquecido a 180° C até dourar. Espere esfriar para rechear."
"Coloque o CD-ROM no leitor de CD. Siga as instruções da tela. Caso o programa não execute automaticamente após 15 segundos, faça o seguinte: clique duas vezes em "Meu Computador" na área de trabalho; clique duas vezes em seu leitor de CDROM; aguarde a tela inicial e siga as instruções."
A conjugação dos verbos no modo imperativo é justificada pela natureza dos textos: tanto o primeiro como o segundo texto prevêem um leitor disposto a seguir instruções para atingir algum objetivo.
Tanto o primeiro como o segundo texto seriam mais eficientes caso seus autores tivessem empregado os verbos no modo indicativo, pois devemos considerar que é sempre desagradável receber ordens.
Se os verbos tivessem sido empregados em sua forma infinitiva ("misturar", "colocar"), os textos se tornariam incompreensíveis e o processo comunicativo não se aperfeiçoaria.
Por se tratar de um texto essencialmente técnico, o segundo admite perfeitamente o uso do modo imperativo, que deveria ter sido evitado na redação do primeiro texto, que é mais informal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...