Instruções: As questões de números 12 a 17 referem-se ao texto abaixo.
Naturalmente, o uso da fotografia eleitoral supõe uma cumplicidade: a foto é espelho, ela oferece o familiar, o conhecido, propõe ao eleitor a sua própria efígie, clarificada, magnificada, imponentemente elevada à condição de tipo. É, aliás, esta ampliação valorativa que define exatamente a fotogenia: ela exprime o eleitor e, simultaneamente, transformao num herói; ele é convidado a eleger-se a si mesmo, incumbindo o mandato que vai conceder de uma verdadeira transferência física: delega de algum modo a sua raça.
No fragmento acima, o autor, ao
empregar o advérbio Naturalmente, manifesta sua concordância com a prática corriqueira do uso eleitoreiro da fotografia do candidato.
fazer menção ao espelho, deixa entrever que o leitor é levado a se identificar com o retrato do candidato, vendo a si próprio de maneira engrandecida.
referir-se a cumplicidade, deixa claro que, em épocas de eleição, os conchavos entre candidatos e eleitores são conscientemente aceitos por estes últimos.
usar a construção imponentemente elevada à condição de tipo, denuncia que a imponência da foto mascara a desconsideração que o candidato tem pelo eleitor comum.
aludir a herói, afirma sua convicção de que esse termo só pode ser aplicado àqueles que se elegem por si mesmos, sem transferir para uma foto traços que não lhe são próprios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...