Língua Portuguesa - Morfologia - - 0000
Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Mudança industrial
Entre janeiro e julho, a produção industrial brasileira registrou um crescimento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o IBGE. Os setores que mais contribuíram para esse bom resultado foram os de automóveis, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicação.
O ciclo de investimentos das empresas montadoras e da indústria de autopeças na segunda metade dos anos 90 vai emitindo seus sinais positivos, após as duas maxidesvalorizações da moeda. A meta da Anfavea de produzir neste ano 2,1 milhões de veículos não exige o uso pleno da capacidade instalada. A folga permitiria a produção de mais 1,1 milhão de unidades.
Exportar tornou-se estratégico para ocupar essa capacidade ociosa. Nesse processo, a indústria de autopeças se modernizou e, com mão-de-obra qualificada e ganhos de escala (automóveis pequenos), o setor começou a conquistar o mercado externo. Na verdade, esse movimento ilustra uma situação observada em outros setores industriais.
Empresas transnacionais estão mudando suas diretrizes e passando a exportar parcela de sua produção também para melhor se proteger contra as flutuações cambiais. Obter receitas em moeda estrangeira, por meio de exportações, é fundamental para garantir o fluxo de importações de insumos, reduzir o endividamento externo e "blindar" o patrimônio. É um fenômeno novo no setor produtivo e exportador, que precisa ser preservado para consolidar a solvência externa do país.
(Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2004, A2)
O pronome que substitui a expressão grifada está INCORRETO na alternativa:
registrou um crescimento = registrou-o
de produzir 2,1 milhões de veículos = de produzirlhes
não exige o uso pleno = não o exige
a folga permitiria a produção = permiti-la-ia
a conquistar o mercado externo = a conquistá-lo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...