Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2008
Ao observar o Serviço Social dentro da perspectiva do setor de serviços, sua intervenção e pluralidade de funções respondem a muitas problemáticas do capitalismo contemporâneo. Considerando o setor de serviços e considerando, também, a intervenção profissional no setor estatal, é correto afirmar que:
A perspectiva do setor de serviços em nada explica o aumento do número de assistentes sociais em empresas ou como profissionais liberais atuando em serviços de consultoria, um reflexo do entendimento destas esferas do mercado quanto à importância deste profissional para a manutenção da lógica capitalista e recuperação do valor excedente.
No Estado, o Serviço Social não encontra um espaço onde o valor excedente que restitui pode ser alocado por ele em prol da sociedade e não do capital.
Uma vez que o assistente social, ao realizar seu serviço, contribui para a realocação do valor excedente, é possível que ele possa atuar de forma a procurar desenvolver maneiras onde este valor excedente encontre também um espaço que abranja o trabalhador.
O setor privado representa um novo espaço de atuação que, entretanto, precisa ser ignorado em seu potencial, sob pena de comprometimento do projeto ético-político.
O trabalho do assistente social no Estado constitui um espaço onde as necessidades dos trabalhadores não devem ser negociadas com as necessidades do capital dentro da arena de políticas públicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...