Questão número 189926

O autor do texto II, o paraense Inglês de Sousa, pertence ao momento inicial da produção literária amazônico-paraense — que é associado ao período realista-naturalista do século XIX, marcado por forte descritivismo e apresentação do ambiente físico e político da região e da época. Após esse período inicial, a literatura paraense continuou o seu processo formativo com escritores como Bruno de Meneses, na década de 20, Dalcídio Jurandir, na década de 40, e Haroldo Maranhão, nos anos 60 do século XX. Considerando essas informações e os textos I e II, assinale a opção correta a respeito da produção literária no Pará e suas relações com o processo cultural e artístico.

  • A.

    A obra de Inglês de Sousa, apesar de fazer referências à natureza amazônica, revela-se distanciada das questões históricas e sociais relacionadas ao processo de formação artística e cultural do Pará no século XIX.

  • B.

    Com a obra de Bruno de Meneses, na década de 20 do século XX, a literatura paraense avançou para sua consolidação, embora ainda permanecesse isolada do processo cultural nacional, imune às influências das inovações artísticas da semana de 1922.

  • C.

    Dalcídio Jurandir, autor do premiado romance Chove nos campos de Cachoeira, produziu uma literatura que apresenta, com maestria, a realidade pobre da Amazônia e os contrastes sociais e econômicos vividos pelo povo paraense.

  • D.

    A obra de Haroldo Maranhão, como a de Inglês de Sousa, é marcada pelo tom regionalista, apresentando uma visão idealizada da paisagem amazonense e dissociada do processo histórico e político da região, como se vê no seu mais conhecido romance, O tetraneto Del-rei.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...