Como se pode observar, os versos de Humberto Teixeira apresentam termos que se associam à forma gráfica e fonética peculiar a uma determinada classe social e a um contexto regionalizado. Levando em conta a opinião de Marcos Bagno, o professor de Língua Portuguesa, ao trabalhar esses versos em sala de aula, deve
- A. instituir um método de estudo que priorize os aspectos gráficos dos termos, independentemente das formas sonoras regionalizadas.
- B. mostrar as diferenças entre as regionalidades linguísticas; todavia, priorizar a produção de textos fundamentados na forma correta e padrão da língua.
- C. reescrevê-los na forma culta e mostrar aos alunos que a aprendizagem dessa modalidade linguística é obrigatória, principalmente para situações de comunicação.
- D. explorar as diferenças gráficas e fonéticas dos termos no contexto das modalidades linguísticas, abdicando de ressaltar as correlações de força que instituem os estratos sociais.
- E. ressaltar os aspectos linguísticos em sua diversidade para que o aluno compreenda que, nas correlações das forças sociais, as variáveis não devem passar pelo crivo do certo ou do errado, mas do útil e significativo.