Um dos grandes desafios do administrador é criar formas para motivar as pessoas. Funcionários motivados são mais comprometidos com os objetivos organizacionais e apresentam‐se mais propensos à produtividade e à criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, para que o processo de motivar pessoas alcance resultados satisfatórios é preciso conhecer as pessoas, quais são as suas necessidades e objetivos organizacionais e, ainda, estudar as diversas teorias sobre a motivação. A teoria de McClelland ou Teoria das Necessidades Aprendidas enfatiza que as necessidades humanas são aprendidas e adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas, reunindo‐as em três necessidades básicas. A seguir, relacione adequadamente as necessidades básicas às suas respectivas definições.
1. Necessidade de realização.
2. Necessidade de poder.
3. Necessidade de afiliação.
( ) É o desejo de controlar os outros, de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Esta necessidade leva as pessoas a influenciar as outras e vencê‐las pela argumentação. Isto pode ser negativo quando se tenta dominar e submeter as outras pessoas ou pode ser positivo, quando se tenta um comportamento persuasivo e inspirador.
( ) É o desejo de interação social, de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.
( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. A pessoa que possui essa necessidade gosta de ter responsabilidade, traça metas próprias, assume riscos calculados e deseja a retroalimentação de seu próprio desempenho.
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