Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2014
No Brasil, a despeito da modernização tecnológica e da melhoria dos processos de qualidade/produtividade, apresenta, também enormes dificuldades na melhoria efetiva das condições de trabalho no sentido de eliminar e minimizar os efeitos nocivos que ele ainda provoca em uma parcela importante dos trabalhadores brasileiros(...) Por situação de trabalho entendemos um conjunto de elementos e materiais inseridos na organização do trabalho(...) é o ambiente em que se encontram o indivíduo ou equipe(...)( VILELA, 2010). Assim, com relação a higiene, segurança do trabalho e qualidade de vida, pode-se ter como correta a seguinte sequência de afirmações:
I - O rendimento e a jornada geram acidentes por meio dos seguitnes fatores: incentivos financeiros e excesso de carga horária.
II - No Brasil, via de regra, o trabalho, a saúde e a vida não são valores estratégicos.
III - A responsabilidade jurídica pelos acidentes do trabalho, no Brasil, é baseada no conceito de culpa, também conhecido como responsabilidade subjetiva.
IV - A ergonomia é aquela que trata dos acidentes de trabalho como resultado da interação entre o operador e outros componentes da situação de trabalho, jornada de trabalho e voltadas para as condições físicas do ambiente de trabalho.
V - Os profisisonais da área de saúde do trabalhador devem deixar de exercer sua função como aquele que sabe (especialista) e que fiscaliza o comportamento inadequado dos operadores para oportunizar o fortalecimento e apoio mútuo, valorizando o saber prático dos operadores, levando-os a percepção, identificação e antecipação das situações de riscos, implantando medidas corretivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...