O processo de comunicação de marketing, no caso de organizações de serviços, envolve as seguintes etapas, denominadas decisões de comunicação de marketing: identificação do público alvo, determinação dos objetivos, definição da mensagem, seleção dos canais, determinação do orçamento e avaliação dos resultados. Para cada uma dessas decisões, podemos citar como exemplos de opções, respectivamente:
- A. clientes atuais, formato da mensagem, percentual sobre as vendas, formar consciência da marca, propaganda e impacto sobre as vendas.
- B. decisores da compra, fonte da mensagem, disponibilidade de recursos, estimular a experimentação, relações públicas, atitude em relação à marca.
- C. compradores potenciais, reduzir a sensação de risco, estrutura da mensagem, promoção de vendas, paridade competitiva e intenção de compra.
- D. influenciadores da compra, conteúdo da mensagem, lucro do ano anterior, estimular a demanda, marketing direto, obtenção de clientes.
- E. comunidade em geral, conteúdo da mensagem, retorno sobre o investimento, reposicionar o serviço, venda pessoal e fidelidade à marca.