São usualmente citadas como características distintivas dos serviços: intangibilidade, perecibilidade, simultaneidade e variabilidade. Essas características afetam a forma de aplicação das estratégias de marketing. No que tange à comunicação de marketing, essas características geram nas organizações de serviços a necessidade de aplicar ou adequar suas estratégias através de ações tais como: comunicar promessas precisas e realistas, fornecer indícios de tangibilidade, minimizar os receios dos consumidores, comunicar seus benefícios e diferenciais, produzir mensagens de fácil compreensão, apresentar seus clientes e funcionários, dentre outras. Com relação a essa última ação, entende-se que:
- A. como os serviços são intangíveis, isso faz com que os consumidores tenham dificuldade para perceber os benefícios e diferenciais das diversas ofertas de serviços disponíveis no mercado e, diante disso, essas organizações devem promover esforços de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e mencionar em seus anúncios os aspectos dos serviços que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
- B. como os serviços têm desempenho heterogêneo, com variações na qualidade, produtividade e consistência dos seus resultados, isso gera risco e temores nos clientes, portanto, a comunicação de marketing da organização deve procurar minimizar esses receios dos clientes sobre o desempenho dos serviços, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
- C. como os serviços são intangíveis, os seus atributos ou características tendem a ser abstratos, obscuros e de difícil visualização pelos consumidores, por isso, a comunicação da organização deve procurar fornecer evidências tangíveis sobre a natureza e qualidade dos seus serviços, tais como apresentar elementos visíveis, mostrar fatos sobre o desempenho ou associar a marca dos serviços a objetos, símbolos, lugares ou personalidades que sejam representativos para os consumidores alvo.
- D. como os serviços são caracterizados pela simultaneidade dos processos de produção e consumo, os clientes participam da elaboração dos serviços e interagem intensamente com os funcionários da organização, assim, a comunicação de marketing dessas organizações deve apresentar clientes e funcionários satisfeitos trabalhando em conjunto, a fim de estimular a participação dos consumidores no processo de serviços, destacar a valorização dos seus funcionários e fornecer indícios do padrão de comportamento esperado aos clientes e funcionários.
- E. como os serviços, na fase de venda, são uma comunicação de promessas, ou seja, manifestação de compromisso, a sua eficácia depende de quanto essa comunicação refletir, com realismo, precisão e confiança aquilo que os clientes receberão da organização, por outro lado, ações de comunicação que sinalizam promessas exageradas, parcialmente realistas ou inacreditáveis tendem a contribuir para a insatisfação do clientes, para o descomprometimento dos funcionários e para a descrença geral nas promessas e compromissos da organização.