As ações de comunicação de marketing integradas são relevantes pois:
A. os serviços têm desempenho com qualidade, produtividade e consistência apresentando elevada variabilidade de padrões, criando nos clientes uma exposição ao risco e consequentes temores, dessa forma, a comunicação integrada de marketing busca minimizar essa exposição e os temores dela decorrentes, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
B. a intangibilidade dos serviços gera nos consumidores grande dificuldade para que percebam os diferenciais competitivos das diversas ofertas de produtos e serviços ofertados pelo mercado e, assim, essas organizações devem promover esforços e ferramentas de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e produtos, mencionando em seus anúncios os aspectos dos serviços e produtos que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
C. o conhecimento e a percepção dos consumidores de serviços podem ser fortemente influenciados pelo conjunto de ações, mídias e fontes de comunicação empregadas pela organização, assim, essas organizações devem procurar integrar e coordenar as diversas ações, fontes e mídias de comunicação empregadas, visando obter maior precisão, economia, impacto e consistência nos esforços de comunicação de marketing de seus serviços, assim como assegurar que os consumidores percebam efetivamente a identidade de marca desejada.
D. nos serviços, os funcionários e intermediários são elementos fundamentais nos processos de execução, entrega e recuperação, assim como na educação e satisfação dos clientes, mais que isso, as organizações de serviços devem também desenvolver ações de comunicação para seus funcionários e intermediários de distribuição, buscando disseminar novas ideias, fomentar a melhoria na qualidade dos processos e obter a motivação de ambos com a implementação das estratégias de marketing da organização.
E. nos serviços as fontes pessoais de informação têm influência relevante sobre o comportamento de compra, imagem e qualidade percebida pelos consumidores alvo da organização, mais que isso, a comunicação de marketing deve estimular comentários pessoais favoráveis sobre os serviços da organização, empregando estratégias, como produzir anúncios criativos que fomentam comentários entre os consumidores, apresentar testemunhos de clientes satisfeitos, oferecer incentivos à indicação de novos clientes e realizar ações de envolvimento da organização com a comunidade.