A fim de gerenciarem seus próprios conhecimentos, as organizações adotam uma série de iniciativas convergentes com os modos de conversão entre conhecimentos tácitos e explícitos e os fluxos organizacionais da aprendizagem organizacional. Nesse sentido, formas de criação de conhecimento organizacional podem ser elencadas: aquisição; recursos dirigidos; fusão; adaptação; e redes de conhecimento. Em relação ao tópico, pode-se afirmar que:
- A. A estruturação de universidades corporativas relaciona-se à adaptação, forma pela qual os conhecimentos organizacionais são resultantes de uma busca permanente pela criação de novos produtos e serviços.
- B. Recursos dirigidos são instanciados por meio da estruturação de unidades com a finalidade de criação do conhecimento, como no caso das bibliotecas corporativas.
- C. Simulações de previsão de tendências ilustram a formação de redes, forma pela qual novos conhecimentos são absorvidos e integrados à base de conhecimentos à disposição na organização.
- D. A criação de comunidades de práticas das quais participem os funcionários da empresa, e também os demais participantes da cadeia de valor da organização, representa uma estratégia de criação do conhecimento do tipo aquisição.
- E. Compras de outras organizações podem ser considerados exemplos de fusão, uma forma de a organização obter conhecimento de fontes externas por tempo determinado ou permanentemente.