A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas:
- A. PMBOK, que consiste em um programa de certificação de projetos de acordo com o seu grau de maturidade, buscando o aperfeiçoamento da gestão.
- B. Programa 5S, que objetiva aumentar a produtividade, otimizando os insumos necessários para a realização de um projeto.
- C. Reengenharia, que propõe abandonar os processos existentes, aplicando o princípio da folha em branco para definir a melhor forma de gerenciar um projeto.
- D. Critical Path Method − CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utili zando o conceito de caminho crítico.
- E. Business Process Management − BMP, que divide os projetos em 3 dimensões: principal, secundário e gerencial.