Ao se trabalhar por projetos e introduzir as técnicas de gestão de projetos na biblioteca vários obstáculos podem ser encontrados. Eles são de diferentes tipos e níveis: cultural, prestígio ou credibilidade, e organizacional. Um obstáculo de tipo cultural ocorre quando
- A. aparecem conflitos entre os objetivos do projeto e os objetivos do setor ou da unidade funcional (importância, prioridade, etc.)
- B. o vértice da biblioteca e os responsáveis pelas unidades funcionais temem um protagonismo excessivo, uma superexposição do gerente do projeto.
- C. algumas figuras temem ser obrigadas a perder o controle exclusivo dos dados e informações, através de um sistema acessível a outras pessoas.
- D. os recursos destinados ao projeto (dinheiro, tempo, pessoal, etc.) são escassos e não estão disponíveis no momento.
- E. os bibliotecários que têm uma posição de mando e os tomadores de decisão institucionais não estão dispostos a levar em consideração a possibilidade de modificar esquemas e processos organizacionais tradicionais.