Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A formação teórico-metodológica do assistente social tem como um de seus elementos constitutivos a compreensão do ser social e do trabalho. José Paulo Netto e Marcelo Braz (2006), ao tratar do tema, afirmam:
No desenvolvimento do ser social existem esferas de objetivação que se autonomizaram das exigências imediatas do trabalho. O trabalho é constitutivo do ser social, mas o ser social não se reduz ou esgota no trabalho.
O ser social é resultante da práxis que pode e deve ser considerada exclusivamente no trabalho, pois os produtos resultantes da práxis estão circunscritos no campo material.
O fenômeno humano não pode ser considerado um produto do processo histórico. Nesta linha, a abordagem de suas vulnerabilidades é resultante de fenômenos conjunturais.
O trabalho transforma apenas a matéria natural, indicando que sua interferência na formação do ser social não corresponde ao metabolismo entre a sociedade e a natureza.
A relação entre o ser social e o trabalho não é categoria fundante para instruir o campo de formação teórico-metodológica da formação profissional do assistente social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...