A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura nacional da área, esta fase consiste
- A. na comparação entre os planos de capacitação anteriores da instituição e os resultados obtidos pelas ações de capacitação.
- B. na realização de um diagnóstico ocupacional para o levantamento de pontos fracos e pontos fortes da organização.
- C. no desenvolvimento de uma avaliação do mapa estratégico da instituição para apontar possíveis discrepâncias entre os objetivos estratégicos e a missão da organização.
- D. na formulação das políticas e diretrizes para a captação e o desenvolvimento de competências em todos os níveis administrativos.
- E. na realização da coleta de dados com pessoas-chave da organização, para que tais dados sejam cotejados com a análise documental.