A prefeitura de uma cidade do interior do país, seguindo as orientações do governo do Estado, está tentando reorganizar sua estrutura de modo que várias de suas secretarias principalmente Saúde, Educação, Esportes e Serviço Social passem a trabalhar em rede, ao contrário da estrutura tradicionalmente existente, um misto entre funcional e departamentalização por serviços. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta dois dos principais problemas que provavelmente surgirão após a adoção da nova estrutura.
- A. Poderá ocorrer redundância de funções, com desperdício de recursos e perda de eficiência, além de ocorrer provável estímulo à concorrência por recursos escassos entre as secretarias envolvidas.
- B. A prefeitura passará a ter dificuldade para apurar responsáveis por algumas situações ou problemas específicos e também haverá potencial aumento de conflitos entre as secretarias, demandando maior tempo para a gerência das relações interpessoais.
- C. Poderá ocorrer visão restrita dos objetivos da prefeitura, com as secretarias, dando foco a suas metas específicas apenas. Além disso, o prefeito poderá ser sobrecarregado com decisões que acabam sendo deixadas para o nível máximo da hierarquia.
- D. A prefeitura perderá flexibilidade na utilização de seus recursos humanos, com provável perda de motivação dos servidores envolvidos naquelas secretarias.
- E. A prefeitura se tornará mais lenta na resposta às mudanças do seu ambiente organizacional decorrente, inclusive, do aumento de sua burocratização, provavelmente produzida pela estrutura em rede.