Determinado órgão público federal, após o diagnóstico advindo de sua primeira pesquisa de clima e cultura organizacionais aplicada com o objetivo de melhor gerir as pessoas e minorar os conflitos internos da organização, percebeu que sua comunidade organizacional apresentava resistência à mudança cultural como consequência de três aspectos: lógicos, psicológicos e sociológicos.
A pesquisa revelou que a comunidade organizacional não possuía sensação de pertencimento com o órgão ao qual se vinculava, atuava com pouca ou nenhuma independência e não identificava oportunidades de desenvolvimento vindouras. Considerando o caso concreto acima narrado, preencha as lacunas no texto abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a resposta correta.
Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto ____________________ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal.
Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto______________________ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...