Apesar de haver nas empresas uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados, poucas organizações engajam-se num programa com esse objetivo. Dentre as possíveis razões, podemos citar:
- A. a direção da empresa tem muitas outras coisas mais importantes em que pensar, não acredita que o controle de impressos seja suficientemente importante.
- B. o setor de sistemas e métodos considera o controle de formulários como atribuição da direção, entendendo que essa atitude acarreta um controle de formulários mais rígido.
- C. a maioria dos formulários é muito usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários, sempre sob controle da direção e do órgão de sistemas e métodos.
- D. existe um conceito falso sobre o descontrole de formulários, pois a direção e a área de compras examinam os formulários produzidos localmente e em baixa tiragem pelos usuários.
- E. a direção da empresa normalmente divide-se em duas áreas: a crítica, que cuida dos problemas imediatos que surgem nas operações, e a área institucional, que é responsável pela institucionalização de sistemas avançados de processamento de dados e, portanto, pelos formulários.