Em virtude das constantes modificações macroambientais, competição por nichos e segmentos de mercado, necessidade de modernização das instituições públicas e maior competição interna por ascensão na carreira, é consenso nas organizações a importância do treinamento e desenvolvimento em todos os níveis institucionais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes em organizações privadas e públicas. Sobre treinamento e desenvolvimento, identifique as afirmações corretas:
I. Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento. Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. Desenvolvimento é um processo de longo prazo que inclui, além do treinamento, a carreira e outras experiências.
II. Um programa de treinamento deve preparar as pessoas que substituirão as que vão saindo das organizações; preparar os profissionais para novas atividades e ocupações; desenvolver gestores que se movimentem vertical e horizontalmente; possibilitar rápida modificação do conteúdo do trabalho e das transformações tecnológicas.
III. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto basicamente de quatro etapas: o diagnóstico, que é o levantamento de necessidades de treinamento; o desenho, que é a elaboração do programa de treinamento; a implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento; a avaliação, que é a verificação dos resultados do treinamento.
IV. A avaliação de treinamento deve ser feita em cinco níveis: reação (satisfação com o evento); aprendizagem (alcance dos objetivos instrucionais); comportamento no cargo (transferência do conhecimento para o trabalho realizado); organização (funcionamento da organização e mudanças decorrentes do treinamento); e valor final (relação custo e benefício).
É corretor afirma que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...