Para sentir-se um cidadão, ou seja, para sentir-se sujeito de direitos e se assumir enquanto sujeito de deveres, é fundamental o sentimento de pertencer a uma comunidade. É no sentimento de pertença que se alicerça a autonomia. Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios do desenvolvimento do adolescente no contexto sociofamiliar.
A identidade pessoal encontra suas bases primeiras na identidade familiar. A família é a matriz da identidade.
Para as crianças pequenas, a família constitui espaço privilegiado do desenvolvimento humano. No entanto, o papel da família parece menos evidente no desenvolvimento do adolescente.
A origem familiar, o nome de família, a linhagem dos ancestrais, a história transgeracional são os ingredientes que fundam o sentimento de pertença a uma comunidade e que vão permitir ao indivíduo sentir-se participante do tecido social mais amplo face ao qual ele possui direitos e deveres.
Na família, os vínculos afetivos sólidos podem ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de uma criança mais saudável e autônoma.
Cabe o estímulo ao protagonismo das famílias, em favor de seus interesses próprios junto às instituições de políticas públicas, transpondo-se o paradigma de polícia das famílias para o de uma política das famílias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...