Tão importante quanto o cliente externo, o cliente interno constitui um capital humano de fundamental importância na organização. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático sobre a abordagem do capital humano interno, adotado pela organização hipotética Conselho Profissional Y (CPY).
- A. Considerando importante investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores o CPY, implantou um projeto para mapeamento de conhecimentos, de habilidades e de atitudes fundamentais para o melhor desempenho das pessoas na organização.
- B. Ao mapear o capital humano envolvido nos serviços prestados pela organização, o CPY considerou que esse capital é possuído pela organização e não pelas pessoas envolvidas nas tarefas internas.
- C. Ao recrutar uma nova equipe de colaboradores a serem alocados na prestação de serviços junto aos seus associados, o CPY não precisou considerar qualquer conjunto de conhecimentos, de habilidades e de competências, uma vez que esses aspectos não necessitam de desenvolvimento por serem intrínsecos às pessoas contratadas.
- D. No atual projeto de valorização do capital intelectual do CPY, o departamento de pessoal considerou o projeto somente no nível gerencial, uma vez que todos os investimentos realizados no cliente interno e no contentamento dele não se correlacionam, direta ou indiretamente, com a satisfação do cliente externo.
- E. Com base em estudos recentes sobre o capital humano, o CPY cancelou os projetos envolvendo o mapeamento de competências, uma vez que tais estudos demonstram que não há, nessa vertente, impacto direto nos resultados da organização ou na satisfação do cliente.