Serviço Social - Serviço Social e a Família - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
A mediação familiar é um processo de resolução de conflitos, que vem tomando espaço nos tribunais brasileiros como forma de reduzir os litígios em ações de separação e divórcio. Segundo Maria Serpa (1999) "a mediação no divórcio representa um campo à parte no estudo da mediação." Quando a mediação não resultar acordo poderão ser utilizados outros processos como , conciliação, reconciliação e terapia ou aconselhamento.
Com relação a estes processos, assinale com "V" as proposições verdadeiras e com "F" as proposições falsas.
( ) A mediação do divórcio reconhece que as emoções associadas ao divórcio são parte integral de um processo de resolução de conflitos.
( ) Na conciliação o profissional adentra o mérito da questão trabalhando pelo convencimento da parte, aceitando o que, segundo o seu julgamento, é legal direito.
( ) A reconciliação ajuda os participantes a reconciliar e ou resolver diferenças, que jamais estarão sujeitas à procedimentos legais ou judiciais.
( ) A terapia ou aconselhamento trabalha pela conscientização das partes, com relação ao seu comportamento e contribuição para a concretização da disputa.
V, V, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...