A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:
- A. priorizar não o que é dito, mas a interpretação das razões do que é dito, pois o foco deve estar na interpretação das motivações do outro e não no conteúdo em si;
- B. ter como foco as pessoas, e não os seus comportamentos, posto que estes são mutáveis, enquanto as pessoas tendem a permanecer como são;
- C. concentrar-se em julgamentos, e não em descrições, pois o juízo que é feito dos fatos acaba por ser mais importante que os fatos propriamente ditos;
- D. preparar o emissor da mensagem para se certificar do correto entendimento do conteúdo que está sendo comunicado, em vez de supor que o receptor entenderá tudo o que foi dito;
- E. ser um meio para oferecer conselhos para as pessoas em vez de uma forma para o compartilhamento de ideias e informações.