Segundo o autor Kets de Vries, paralelos podem ser estabelecidos entre estilos comportamentais neuróticos e fracassos organizacionais. Segundo o autor,
- A. um estilo de liderança neurótico, capaz de influenciar seu estilo de gerenciamento, é mais facilmente percebido em situações em que o poder é mais diluído na organização.
- B. quanto mais similares as personalidades disfuncionais dos mais altos executivos, mais perceptível será a conexão da cultura organizacional com os estilos de comportamento.
- C. os grupos de padrões comportamentais tendem a variar e a mudar muito durante a existência do indivíduo e, consequentemente, nas relações dos altos executivos dentro da organização.
- D. o comportamento compulsivo caracteriza-se pela permanente sensação de culpa, de autorreprovação, em que a fantasia é a descrença na possibilidade de mudança de rumos.
- E. o comportamento depressivo é o que leva à percepção de que as relações se caracterizam pela dualidade entre domínio e submissão, em que a fantasia é o não conformismo em ficar à mercê das circunstâncias.