Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O jovem Marcelo Manfredo começou recentemente a trabalhar em uma nova organização, mas está com dificuldades para lidar com seu chefe, a quem descreve como "um perfeito funcionário de burocracia: inflexível, rígido, autoritário e intolerante. O chefe de Marcelo, Adamastor, acaba de completar 52 anos de trabalho na mesma função, sem gozar sequer um mês de férias em todo esse tempo.
A pendenga entre Marcelo e Adamastor esconde um equívoco bastante comum em administração: julgar as imperfeições de um sistema calcado na autoridade burocrática por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático deveria servir para definir uma organização eficiente por excelência. Assim, para Weber, a burocracia apresenta diversas vantagens capazes de explicar seu avanço sobre outras formas de associação, ainda que Robert Merton tenha mostrado que nem sempre as conseqüências desejadas da burocracia conduzem à máxima eficiência. Quatro dessas vantagens foram relacionadas a seguir, juntamente com uma das consequências indesejadas que levam às imperfeições do sistema burocrático. Assinale a única alternativa que mostra uma disfunção da burocracia:
univocidade de interpretação;
uniformidade de rotinas e procedimentos;
precisão na definição do cargo;
internalização das normas;
rapidez nas decisões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...