Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: a competência ético-política, a competência teórico-metodológica e a competência técnico-operativa. Com relação a estas competências, assinale a alternativa incorreta :
A competência ético-política refere-se ao necessário posicionamento político do (a) assistente social em face das questões que se apresentam na realidade social o que implica assumir valores ético-morais que sustentam seu trabalho, valores estes expressos no Código de Ética Profissional.
A competência teórico-metodológica requer qualificação do (a) profissional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz- se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.
Com relação à competência técnico-operativa, o (a) profissional deve conhecer, se apropriar e, sobretudo criar um conjunto de habilidades técnicas que lhe possibilitem desenvolver ações profissionais qualificadas, junto à população usuária e às instituições, que responda tanto às demanda colocadas quanto aos objetivos por ele (a) estabelecidos.
Esta divisão em competências tem o cunho meramente didático, considerando que, se desenvolvidas separadamente, retornamos ao passado do Serviço Social, caracterizado, dentre outras coisas, pela fragmentação e despolitização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...