Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Tidos como os principais expoentes da abordagem clássica da administração, os engenheiros Frederick W. Taylor e Henri Fayol deixaram legados de contribuições teóricas que contam com diversos pontos convergentes, conquanto suas teorias apresentem igualmente muitos pontos discordantes. A esse respeito, é correto afirmar que:
se Fayol compreendia o ser humano como homo social, Taylor concebia seu semelhante como homo economicus;
Taylor e Fayol foram movidos pela busca da eficácia na gestão, mas o segundo desconsiderava a estrutura organizacional e a fisiologia funcional da organização.
ao contrário de Fayol, Taylor acreditava na divisão do trabalho como forma de aumentar a eficiência das pessoas e de incrementar a especialização da mão-de-obra;
Taylor confiava na racionalização do trabalho para alcançar a eficiência da organização, enquanto Fayol preconizava que é preciso partir do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência às partes envolvidas.
enquanto Fayol trabalhava a partir de uma perspectiva de cima para baixo e das partes componentes para o todo da organização, Taylor se voltava para aumentar a eficiência da empresa por meio de suas inter-relações estruturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...