Segundo Bresser Pereira (2001), a reforma gerencial de 1995 não se baseou na discussão com os neoliberais sobre o grau de intervenção do Estado na economia, pois já havia um consenso sobre a inviabilidade do Estado mínimo e da necessidade de ação reguladora, corretora e estimuladora do Estado. O debate permeou três perguntas:
I. Quais são as atividades do Estado?
II. Que atividades, para as quais ainda não existe essa exclusividade, a sociedade e o Estado consideram necessário fi nanciar (particularmente serviços sociais e científi cos)?
III. Quais as atividades empresariais, de produção de bens e serviços, para o mercado?
A essas três perguntas foi adicionado mais uma: Quais são as formas de propriedade ou de organização relevantes no capitalismo contemporâneo: apenas a propriedade privada e a estatal, ou haveria entre as duas uma terceira, a propriedade pública não-estatal, que assume cada vez maior importância nas sociedades contemporâneas?
A partir dessas perguntas e da dicotomia da administração burocrática/administração gerencial, foi possível construir o modelo da reforma baseado nos Estados modernos. Leia as assertivas a seguir e marque a opção correta.
Estão corretas as assertivas i, ii e iv.
Estão corretas as assertivas i, ii e v.
Estão corretas apenas as assertivas i e iii.
Estão corretas somente as assertivas i e ii.
Estão corretas as assertivas i, ii e iii.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...