Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A concepção sistêmica da adolescência extrapola os fatores individuais e coloca-se como processo relacional que se dá em um contexto familiar e sociocultural. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às implicações da concepção sistêmica da adolescência para as ações educativas.
I Os programas devem incluir não apenas os adolescentes, mas também os demais segmentos envolvidos, destacando-se: a família, a escola, as instituições e os grupos de pares.
II Se a família como um todo não conseguir mudar seu funcionamento a partir da adolescência dos filhos, estará impedindo que eles cresçam e se desenvolvam. Assim, pela desestruturação familiar, o adolescente fica duplamente condenado, e o educador social fica impossibilitado de ajudá-lo.
III A política atual não permite incluir os pais de adolescentes nos espaços educativos e pedagógicos, em virtude dos custos e da falta de profissionais especialistas no quadro.
IV Por trás do fato de existirem crianças e adolescentes excluídos da escola, nas favelas, no trabalho precoce, em situação de risco, está a família desassistida pela política oficial, em especial quando se trata do enfrentamento das problemáticas com os filhos adolescentes.
V A violência doméstica é um fator de risco preponderante para o aumento de adolescentes em situação de rua, afastados do ambiente familiar e comunitário.
A quantidade de itens certos é igual a
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