Administração - Administração da Produção - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Por sua natureza essencialmente transformadora, a função produção é aquela que apresenta maior potencial de geração ou mitigação dos impactos ambientais de uma organização. Os inputs do sistema produtivo estão diretamente relacionados, na maior parte dos casos, a um conjunto de recursos naturais explorados e os outputs relacionados à geração de impactos ambientais, que afetam a capacidade de suporte do planeta. A importância crescente da dimensão ambiental para a empresa apresenta um novo objetivo de desempenho da manufatura e, portanto, da função produção como central para a gestão ambiental empresarial. Por meio dessa perspectiva, a dimensão ambiental na função produção deve atentar quanto às suas prioridades clássicas para:
Custo: O objetivo de desempenho de custo é potencializado pelas ações de gestão ambiental, que tendem a diminuir os desperdícios, estimular a descoberta de novas matérias-primas, induzindo a reutilização e reciclagem de materiais. Essas medidas ambientais tendem a reduzir o custo por unidade produzida em uma dada empresa.
Rapidez: A gestão ambiental pró-ativa possui, como conseqüência, a mitigação dos impactos ambientais e da eclosão de acidentes ambientais, contribuindo para que os prazos agendados para as entregas de produtos aos consumidores sejam cumpridos.
Flexibilidade: A consideração da dimensão ambiental no desenvolvimento de produtos leva a empresa à prospecção de inovações ambientalmente adequadas, o que potencializa a flexibilidade da produção de uma dada empresa.
Qualidade: A gestão ambiental pró-ativa incrementa os objetivos da gestão da qualidade, que deve atender aos almejos dos consumidores ambientalmente responsáveis.
todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...