Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
O Novo Código Civil (Lei n.o 10.406, de 10 de janeiro de 2002) é uma legislação infraconstitucional civil brasileira que se adequa à igualdade entre homens e mulheres, em direitos e obrigações. Para analisar os principais aspectos referentes aos direitos das mulheres no Novo Código Civil, com ênfase na área de família, faça o que se pede.
Assinale a opção correta.
O texto original atribui ao marido a chefia da sociedade conjugal, acrescentando que ele exerce essa chefia com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos.
O pai ou a mãe que contrai novas núpcias ou estabelece união estável não perde quanto aos filhos do relacionamento anterior o poder familiar, exercendo-o sem qualquer interferência do novo cônjuge ou companheiro
Reconhece como entidade familiar a convivência duradoura por mais de cinco anos, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família.
No caso de dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, pela separação judicial por mútuo consentimento ou pelo divórcio consensual, a prioridade é materna para a guarda dos filhos.
Estabelece que o filho ilegítimo havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais conjunta ou separadamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...