A conhecida abordagem da gestão pela qualidade total exige habilidades técnicas, humanas e gerenciais de parte considerável da estrutura social e tende a transformar meios e modos de se administrar uma organização. Uma das principais características dessa abordagem é:
a folha de papel em branco. Não importa o que houve antes neste ou naquele setor. O alcance da qualidade total será obtido a partir da exigência de começar um novo setor do zero, como se ele nunca existisse.
a melhoria contínua. O processo de busca da qualidade implica o alcance de melhorias continuamente. Na verdade, essa característica não permite a conclusão de que algo não tem mais como melhorar. Enfim, a melhoria é sempre contínua.
o empowerment. Todo o poder para as pessoas da organização. Ou seja, cada pessoa terá condições de obter qualidade no que faz porque, para tanto, recebeu delegação nesse sentido.
a negentropia. Negentropia é o mesmo que entropia negativa e essa é uma característica da qualidade que nos leva na direção da contínua negação de qualquer proposta. O processo de convencimento continua, e o resultado final pode ser a aceitação por desistência da contínua negação ou a desistência por falta de argumentos favoráveis à proposta.
a liderança autocrática. Essa liderança confere a quem tem a autoridade um poder de mando excepcional. Isso quer dizer que, para o alcance da qualidade desejada, a liderança autocrática não pode sequer ser colocada em discussão. Cabe à pessoa da organização obedecer integralmente a essa liderança, sem questionamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...