Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das ferramentas administrativas que apoiam a gestão da qualidade, assinale a opção correta.
O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.
O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um grande cadastro de fornecedores.
A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente, 5% das causas respondem por 95% dos efeitos.
O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é um poderoso instrumento de controle de custos, pois permite verificar de forma recorrente a gestão de estoques.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...