A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>
O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.
Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.
Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.
Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.
Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.
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