Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Determinado imigrante italiano decidiu abrir uma mercearia em uma cidade turística do litoral nordestino brasileiro. Sem recursos para pagar por uma pesquisa de mercado, decidiu inicialmente trabalhar com a coleta de lixo da cidade, limitandose ao registro do tipo e da quantidade de produtos industrializados consumidos em um bairro no qual pretendia instalar o seu empreendimento.
Considerando esse caso hipotético, assinale a opção correta.
O imigrante italiano está fazendo uma análise ambiental interna.
Tal pesquisa se justifica pois as preferências e os gostos dos clientes variam no espaço e no tempo, e tais variações geram incertezas para a gestão organizacional.
O imigrante, ao limitar sua coleta de dados a um bairro, está definindo um mercado potencial para sua organização, portanto, essa decisão tem característica de planejamento operacional.
Não haverá necessidade, após a realização dessa pesquisa, de demais coletas de dados, pois o planejamento estratégico organizacional depende exclusivamente do conhecimento acerca dos clientes, fonte de recursos financeiros de uma organização.
Essa ação em nada contribuirá para o conhecimento das necessidades dos seus clientes e(ou) usuários, pois se trata de pesquisa sem respaldo científico e metodológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...