Você foi solicitado(a), como Assistente Social que compõe uma equipe de Saúde Mental, a atuar em uma escola pública, no seguinte caso: Aluno de 13 anos de idade, suspeito pela escola de uso de drogas, já em atendimento por psicólogo junto ao Conselho Tutelar, órfão, tendo por responsável a avó. A proposta da escola é que se realize um trabalho na perspectiva preventiva, uma vez que os pais e a comunidade escolar demonstram preocupação com o uso de drogas.
Nesse caso, o(a) Assistente Social deverá priorizar, entre outras ações:
uma requisição para que o Conselho Tutelar forneça as informações sobre os fatos reais quanto ao uso de drogas envolvendo o aluno em questão.
uma solicitação de que a escola reúna professores, funcionários e pais, preocupados com o tema, para orientá-los quanto à questão do uso de drogas e demais dúvidas que envolvam o caso.
convocar a avó, única responsável pela criança, para fazer um estudo de caso e posterior encaminhamento, como por exemplo, a mudança para outra cidade, distante da atual moradia do adolescente.
convocar os professores do aluno para uma entrevista na Unidade de Saúde, visando compreender melhor o caso para posterior encaminhamento.
levantar, junto ao Conselho Tutelar, todos os dados que envolvem o aluno, para levar ao conhecimento da Direção da Unidade Escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...