Podem ser identificados no Brasil quatro períodos históricos nos quais se percebe a relação do processo político de regulação da segurança do trabalho com as modificações na economia e as lutas políticas estabelecidas entre as diversas forças sociais. Para Faleiros (1992), estas quatro conjunturas históricas são:
dominação da política da indústria cafeeira na Velha República; Estado Novo com a política burguesa-nacionalista- populista da Era Vargas; política ditatorial militarburguesa da década de 60 e nacionalismo dos anos 80.
política agro-exportadora do período da Primeira República; nacional-desenvolvimentismo de Vargas; hegemonia nacional-populista-militar do período desenvolvimentista e autoritarismo do bloco burguês-nacional
industrialização voltada para o mercado interno liderada pelo grande capital internacional no início do século XX; trabalhismo-proletário no período varguista;liberaldesenvolvimentismo de JK e tecno-burocracia-burguesa do pós-64.
hegemonia oligárquico-liberal da Velha República; hegemonia burguesa-rural-corporativista da Era Vargas; hegemonia burguesa-populista no pós-guerra e hegemonia militar-burguesa-multinacional após o golpe de 64.
desenvolvimento econômico-industrial do pacto burguêslatifundiário na Primeira República; nacionalismo liberalburguês de Vargas, burocratização estatal-militar-burguesa do pós-64 e projeto democrático-popular dos anos 80.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...