Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda hoje não se conhece o número de crianças e adolescentes brasileiros que vivem afastados da convivência familiar e(ou) que vivem em abrigos. Os dados de pesquisas recentes sobre abrigos têm levado a sociedade civil e o poder público a discutirem o tema. Acerca dessa questão, assinale a opção correta.
O principal motivo de abrigamento é o uso de drogas, especialmente o álcool, por parte dos pais, situação para a qual o ECA não prevê outro tipo de medida.
No caso das crianças e adolescentes de famílias em situação de pobreza, o abrigamento poderia ser evitado com a adoção de políticas públicas direcionadas à habitação, à saúde, à educação e ao trabalho.
A maior parte das crianças que vivem em abrigos são meninos de cor branca, menores de dois anos de idade e cujos pais são desconhecidos, o que impede a adoção por falta de consentimento destes.
Uma das formas de oferecer convivência familiar aos abrigados seria a sua colocação em famílias substitutas, o que somente pode ser feito para crianças com até sete anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...