NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O fenômeno da pobreza nas grandes metrópoles não é novo entre nós. Mas o que Maricato nos revela na citação acima parece extremamente preocupante, porque mostra uma explosão de crescimento da pobreza na periferia dos grandes centros. Sobre esse fenômeno é correto afirmar:
1- no caso do crescimento da Região Metropolitana de Belém (157%) pode-se afirmar que tal realidade não se deu em razão da incapacidade do poder aquisitivo dos mais pobres, mas sim da indisponibilidade de espaço territorial para expansão urbana.
2- também se responsabilizam por essa expansão a política habitacional pública, que legitima a especulação imobiliária, construindo conjuntos habitacionais em lugares cada vez mais distantes.
3- nas cidades nordestinas, esse fenômeno se explica devido estarem ali concentrados os segmentos populacionais menos instruídos, portanto, com menos capacidade de ingressar no mercado de trabalho formal.
4- a falta de acesso dos mais pobres à propriedade urbana se dá devido às limitações do financiamento público para a casa própria e às facilidades para segmentos de mais altas rendas, o que propicia uma escalada de "invasões" na periferia dos grandes centros.
O correto está somente em:
2 e 4.
3 e 4.
4.
1 e 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...