NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A implantação de programas e projetos sociais por assistentes sociais demanda um importante nível de conhecimento e habilidade para sua efetivação: o domínio das práticas de mobilização e organização comunitária. Sobre este nível do processo de trabalho profissional, é correto afirmar que:
a mobilização comunitária no processo de intervenção profissional não se constitui num conjunto de passos preestabelecidos, mas sim pressupõem uma profunda análise teórica para estabelecer os referenciais da ação e uma capacidade do assistente social de definir alternativas para os sujeitos na intrincada trama de correlação de forças sociais.
as decisões sobre o próprio destino dos sujeitos são limitadas pelas relações de classe, raça, gênero e sociabilidade local; constituindo-se em relações contraditórias de poder e poderes que aumentam ou diminuem no enfrentamento entre as forças sociais. Por isso devem ser reconhecidas no campo da negociação dos conflitos e consensos possíveis.
a organização comunitária, mediatizada pela ação do assistente social, necessita considerar a condição dos grupos sociais a serem trabalhados na sua intrínseca condição de únicos representantes das aspirações da população.
a mobilização e a organização social praticada pelos assistentes sociais no âmbito das organizações públicas ou privadas diante das comunidades assistidas deve evitar a identificação pela população do profissional com a instituição por ele representada, favorecendo com isso maior proximidade política entre ambos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...